BELEZA E SAÚDE É AQUI!



FONE:(77)9967-2385

RUA Dr. VITAL SOARES,82,ED.MARIA IRENE,apt 101
(prédio do Bazar Nogueira)

MACAÚBAS-BA







segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O QUE É CELULITE?


Celulite é uma condição que afeta o tecido subcutâneo, em especial o tecido gorduroso. A celulite geralmente apresenta-se na forma de irregularidades na superfície da pele devido a alterações nas camadas de gordura subcutânea. Sua aparência é de covinhas ou rugosidade tipo casca de laranja.
Apesar de ser uma doença de pouca implicação clínica, traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.
A celulite é causada por uma combinação de alterações no tecido conjuntivo subcutâneo e pelo acúmulo de gordura.
O corpo é revestido pela pele, seguida do tecido conjuntivo e depois da gordura. Existem pequenas fibras que ligam a pele passando pela gordura até os músculos para garantir a firmeza da pele. Com o acúmulo de gordura a pele é pressionada para cima, enquanto as fibras mantêm algumas regiões presas, formando as covinhas e as irregularidades da celulite.
A celulite está relacionada a fatores como:
• Sexo feminino. Devido ao padrão feminino de acúmulo de gordura nos quadris, nádegas e coxas.
• Excesso de peso. O acúmulo de gordura é crítico para o surgimento de celulite.
• Envelhecimento. Com avançar da idade a pele torna-se menos elástica favorecendo o aparecimento de celulite.
• Sedentarismo. Um estilo de vida inativo favorece o acúmulo de gorduras e outros fatores relacionados a piora do metabolismo.
• Estresse. O estresse pode ser componente no processo de desenvolvimento de celulite por ter conseqüências no metabolismo.
• Anticoncepcionais hormonais. Medicamentos a base de hormônios femininos pode favorecer o acúmulo de gordura e aparecimento de celulite.
A celulite varia em intensidade, podendo apresentar diversos graus ou estágios. Segundo a escala Nurnberger – Muller existem 04 estágio:
• Estágio 0: Não existem irregularidades na superfície da pele quando pessoa está de pé ou deitada. No entanto, quando se pinça a região afetada com os dedos das mãos, surgem rugosidades na pele, mas não surgem depressões ou covinhas.
• Estágio 1: Não existem irregularidades na superfície da pele quando pessoa está de pé ou deitada. No entanto, quando se pinça a região afetada com os dedos das mãos, surgem rugosidades na pele, depressões e covinhas.
• Estágio 2: A pele apresenta rugosidades, depressões e covas espontaneamente quando a pessoa está de pé, mas não quando está deitada.
• Estágio 3: As rugosidades e covinhas estão aparentes mesmo quando a pessoa está deitada. Casos mais avançados apresentam nódulos, endurecimento da pele, que assume aspecto lustroso.
As principais conseqüências da celulite são estéticas com comprometimento do auto-estima e do convívio social, principalmente em graus avançados.
O tratamento da celulite deve seguir padrões rigorosos da medicina moderna, do contrário, corre-se o risco de perder tempo e dinheiro.
Tratamentos efetivos para celulite incluem:
• Perda de peso. Perder peso por meio de uma dieta saudável e atividades físicas é o tratamento mais efetivo contra a celulite. Reduzir alguns quilos e tonificar os músculos das regiões afetadas pode melhorar a aparência da pele e reduzir a celulite.
• Terapia com lasers. Tratamentos que usam laser, radiofreqüência, infravermelho e massagens estão disponíveis no mercado e mostraram-se efetivos no tratamento da celulite quando empregados em várias sessões com freqüência de pelo duas vezes por semana. Os resultados, no entanto, foram temporários, durando em torno de 06 meses.
Muitos outros tratamentos e aparelhos são propagandeados para o tratamento da celulite, mas poucas evidências científicas foram a apresentadas a seu favor:
• Lipoaspiração. Neste procedimento a gordura é sugada através de cânulas pelo cirurgião para modelar o corpo. No entanto, a lipoaspiração não provou-se efetiva contra a celulite, podendo até mesmo piorá-la.
• Massagens, drenagem linfática e endermologia. Alguns tratamentos para celulite são baseados no conceito de que massagens melhorariam o fluxo sanguíneo, removeriam toxinas e reduziriam o acúmulo de líquidos em áreas de celulite. Apesar destes métodos trazerem alguma melhora na aparência da pele, os resultados são de curta duração.
• Cremes. Uma variedade de cremes são propagandeados no tratamento da celulite, mas nenhum estudo ou pesquisa científica mostrou que algum deles oferecesse melhoria da celulite.
Prevenir a celulite é um desafio, pois existem diversos mitos sendo espalhados sobre esta condição, desde a ingestão de chás, chocolates, frituras e refrigerantes.
Não existem estudos mostrando que chás, cremes ou massagens possam prevenir a celulite. Também não existem evidências de que chocolate, frituras, refrigerantes ou até mesmo açúcar sejam causadores diretos de celulite. Mas existem evidências de que uma alimentação saudável contribui para manutenção do peso ideal.
A prevenção de celulite tem seu segredo na manutenção do peso ideal e na prática de atividades físicas regulares.

Fonte : http://www.bancodesaude.com.br/celulite/prevencao-celulite

Nenhum comentário:

Postar um comentário