BELEZA E SAÚDE É AQUI!



FONE:(77)9967-2385

RUA Dr. VITAL SOARES,82,ED.MARIA IRENE,apt 101
(prédio do Bazar Nogueira)

MACAÚBAS-BA







domingo, 3 de outubro de 2010

Pequeno Glossário




Acne vulgar
Termo medico para acne ou espinhas, uma patologia cutânea inflamatória que ocorre ao redor do folículo piloso e das glândulas sebáceas. As variedades de lesões incluem: comedões (cravos) abertos e fechados, pápulas, pústulas, nódulos e cistos.
Acne é desencadeada por hormônios em pessoas com tendência genética, resultando num processo de “entupimento” dos poros (acúmulo de gordura dentro do folículo), proliferação bacteriana e uma resposta inflamatória individual de cada organismo.

Comedão (“cravo”)
Rolha no folículo piloso causada pela mistura de células mortas e óleo compactados no folículo piloso.

Dermatite
Condição cutânea caracterizada pela rapidez e eritema que muitas vezes pode causar prurido, eritema e vesículas.

Derme
Camada média da pele onde estão as fibras de colágeno e elastina.

Epiderme
Camada mais superficial da pele constituída de corneócitos (camadas de células mortas), melanócitos (que produzem melanina – substância que dá coloração à pele) e células de Langherans (que trabalham com o sistema imunológico).

Esfoliação
Remoção regular das células mortas da pele a partir da epiderme, revelando a partir daí uma pele mais renovada e macia. Isto ocorre naturalmente.
Por ser um processo vagaroso no decorrer dos anos, pode-se atingir manualmente este efeito de esfoliação com produtos abrasivos, ou quimicamente usando-se alfa-hidroxiácidos (ácido glicólico, por exemplo) entre outros.

Folículos
Também chamados poros. Esses pequeninos orifícios nos quais existem finos pêlos ou lanugem, que recobrem toda a nossa face e corpo.

Glândulas sebáceas
Instaladas na base de cada folículo, produzem sebo. Essa gordura segue através do pêlo fino até a superfície da pele e é a responsável pela lubrificação cutânea normal.

Melanina
Pigmento escuro que confere coloração à pele e ao cabelo.

Melasma (cloasma)
Freqüentemente conhecido como máscara da gravidez, são manchas amarronzadas localizadas na testa, maçãs do rosto e lábios superior ou buço, causadas por hormônio e exposição solar. Melasma pode ser persistente e de difícil tratamento.

Microcomedão
Primeiro estágio da formação do comedão; um comedão tão pequeno que somente pode ser visualizado com microscópio.

Pápulas
Lesões avermelhadas que aparecem como pequenas lesões planas, sem pus, características da acne.

Peelings
Tratamento de rejuvenescimento cutâneo que remove camadas da pele. Os peelings podem ser químicos (como os com alfa-hidroxiácidos, ácido retinóico, ácido salicílico) ou mecânicos (como microdermoabrasão).
Peelings superficiais removem somente as camadas mais superficiais da epiderme; peelings profundos removem a epiderme e parte da derme, como os peelings de ATA. Existe também um peeling mais profundo a laser chamado resurfacing.


Poros
Pequeninos orifícios que armazenam cabelos muito finos - lanugem que cobrem face e corpo. Glândulas sebáceas na base de cada folículo produzem sebo, que se dirige através do pequeno pêlo até a superfície da pele para providenciar a lubrificação necessária.

Pseudofoliculite de barba
Lesões usualmente chamadas de acne também conhecidas como foliculite de barba. Quando os pêlos começam a crescer após barbear, ou de uso da cera ou da pinça, eles se tornam enrolados dentro do folículo, não conseguem sair, e causam uma irritação e edema chamado foliculite da barba.

Pústulas
Lesões arredondadas pequenas que normalmente contêm pus e são inflamatórias. Lesão mais comum de acne em que aparecem com uma base avermelhada e um centro com pus amarelado.

Quelóide
Cicatriz alargada e grossa que se projeta acima da superfície da pele.

Um comentário:

  1. Adorei o blog que está recheado de dicas maravilhosas, além de profissionais que são totalmente confiáveis para deixar qualquer pessoa mais bonita e feliz!

    Parabéns!

    ResponderExcluir